
Antique Bookcase, Pia
De acordo com o programa da disciplina de Literatura Portuguesa, trinta por cento do total de aulas deve ser dedicado ao Projecto Individual de Leitura. O objectivo principal é formar leitores autónomos incentivando a descoberta e o prazer do texto. Se houver hábitos de leitura tudo se torna mais fácil, mas muitas vezes isso não acontece. O trabalho é mais penoso e os resultados podem deixar muito a desejar.
Quando leio Os direitos inalienáveis do leitor, de Daniel Pennac tenho uma vontade imensa de censurar logo o primeiro. Se o mesmo pudesse ser levado a sério que fazer com as aulas, as minhas e as outras?
Quando leio Os direitos inalienáveis do leitor, de Daniel Pennac tenho uma vontade imensa de censurar logo o primeiro. Se o mesmo pudesse ser levado a sério que fazer com as aulas, as minhas e as outras?
Bem, eu também faço o meu projecto individual para partilhar com os alunos nos momentos próprios. Estou a ler A costa dos murmúrios, de Lídia Jorge e estou embrenhada na história. Mas segui à risca alguns dos mandamentos de Pennac. Comecei no segundo, o direito de saltar páginas; continuei no quarto, o direito de reler; estou no sexto, o direito de amar os heróis do romance e há um que eu não quero mesmo usufruir, o terceiro, porque vou mesmo acabar de ler o livro.
Já agora, acho que devia haver mais outro direito: o de começar a ler o livro pelo fim. Talvez até se pudesse substituir o primeiro - o direito de não ler- por este, que tal?
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