segunda-feira, novembro 20, 2006

conselho



Jasper Francis Cropsey


A esta geração eu diria:
aprendei de memória alguns versos que encerrem verdade e beleza.
Podem servir-vos para algo na vida.
O meu marido não teve nada a ver
com a falência do banco – era apenas caixa.
A ruína foi obra do presidente, Thomas Rhodes,
e do seu filho leviano e sem escrúpulos.
No entanto, foi preso o meu marido
e eu fiquei com os miúdos.
Tive que alimentá-los, que vesti-los, que mandá-los à escola.
Consegui fazê-lo e lancei-os
para o mundo fortes e limpos.
E tudo porque me guiei pela sabedoria de Pope, o poeta:
“Cumpre bem o teu papel, pois é nisso toda a honra”.*


*Verso do poema “ An Essay on Man”, de Alexander Pope

Edgar Lee Masters, Spoon River, Uma Antologia
Tradução de José Miguel Silva, Relógio d’Água


...

Sem comentários:

Arquivo do blogue

mail