domingo, março 09, 2008

uma questão de fel


A quem diz que vai impõe-se contar o que viu. As imagens estão ainda na televisão e nos jornais e os comentadores já opinaram. Um ressuscita Alberoni para explicar a manifestação como um estado amoroso com zénite e nadir, ou alfa e ómega, ou princípio e fim. A ver vamos. Outro continua a libertar a verbosidade azeda com largos traços conclusivos, aparentemente tão clarividentes que destroem à nascença qualquer reflexão sobre o verdadeiro problema. Isto para falar apenas de dois daqueles que têm público garantido nos jornais e nas televisões.
A minha visão da manifestação é, como sabem, parcelar e instável, mas duas circunstâncias factuais são inegáveis: a onda de manifestantes professores que desaguou no Terreiro e o céu cinzento ameaçando chuva.
Se esta segunda circunstância parece irrelevante, embora a tópica romântica lhe atribua valor suficiente para explicar uma atmosfera de inquietação, a primeira deverá ser sem dúvida objecto de análise desapaixonada, apesar de estar em causa um objecto de muitas paixões. Não cabe aqui essa análise que vai sendo esgrimida nas televisões por aquela que diz estar aberta ao diálogo e todos aqueles que por direito ou por interesse assinam opiniões. No entanto, parece razoável entender que é preciso parar para pensar, apesar da inflexibilidade do gesto de quem diz estar aberto ao diálogo. Que vai continuar a trabalhar, acredito. Os que desceram ao Terreiro continuarão também, certos de que estar aberto ao diálogo é um chavão para português ver.
Amanhã todos eles regressarão ao horário oficial de trabalho. A realidade das escolas públicas exige-lhes a frieza de raciocínio e a estratégia dos afectos que as universidades não ensinaram mas que as vivências impuseram. O grito “ao terreiro” foi o exercício de um direito que é de todos, a manifestação foi bonita, e uma dúvida pairou no ar: com quem dialoga a que diz estar aberta ao diálogo?

...


Sem comentários:

Arquivo do blogue

mail